![]() |
Adilson Pires |
Não sei se esse projeto será validado, mas que poderia ser investido de forma melhor, poderia sim, sem duvida! Muitas organizações(governamentais ou não) e pequenos abrigos, se encontram ainda em estado precário sem suporte para um numero mais expressivo de indivíduos, sem estrutura e pessoal qualificado. Isso que se consegue mais facilmente por instituições particulares de preços nada modestos onde supostamente seriam também pagas pelo dinheiro do tal projeto.
A ideia desse projeto seria a seguinte: "Dar dinheiro as famílias pobres que tenham menores viciados, para que ela passe a acolhe-los e coloca-los num ambiente saudável com o acompanhamento de um assistente social e custeio da internação...". E onde está a logica para o bem maior?! Dar dinheiro as famílias com viciados não os tiraram do vicio! Mas os abrigos de recuperação e tratamentos psiquiátricos sim. Dar o dinheiro não resolve, mas é claro que o governo não vai perder mais dinheiro e tempo construindo abrigos de recuperação... É isso o Brasil...
Confesso que a ideia parece ser de bom caráter, mas não é adequada para ser implementada no Brasil. Como muitos já bem sabem, com nosso jeitinho brasileiro... Poderia aparecer muitos "supostos drogados" que nunca sequer teriam passado perto da droga de verdade afim de "se dar bem". Sem contar que abriria espaço para o surgimento de muitos novos drogados.
Valho-me lembrar que o salario minimo para um trabalhador digno, pai de família... Estará em 2013 pelos seus 670 reais. Usar droga e roubar, ta melhor pro brasileiro do que trabalhar honestamente(veja aqui o bolsa ladrão auxilio reclusão). Não é difícil entender como chegamos no que estamos agora, e pra onde ainda vamos parar...
Parece haver uma mesma versão deste programa em Minas Gerais. O programa tem recurso de R$ 70 milhões, frutos de uma parceria dos governos estadual e federal.
Ao meu ver, esse projeto foi criado para dar aos familiares a responsabilidade total do viciado. Tipo: "Tô te dando o dinheiro pra tu te virar awe com ele e não encher meu saco". Isso vai estimular o uso de drogas e algumas fraudes também. Isso é solução?