A "liberdade de expressão" é uma sentença sagrada em nossa sociedade. Todo mundo pensa que é uma boa ideia. É a primeira imenda da constituição dos EUA. E é ótima, mas podemos complicar um pouco as coisas, porque eu quero associar a liberdade de expressão com uma antiga palavra para persuasão ainda no mundo grego: retórica.
Agora, essa palavra soa mal. As pessoas estão sempre dizendo:"oh, a campanha para o Senado está mergulhada na retórica...".
Ser persuadido é algo ruim?
Bem, seria ruim se existisse algo além além da persuasão que pudesse nos levar a verdade, mas não existe. Nós somos humanos. Dependemos da linguagem. Tudo o que podemos fazer é convencer uns aos outros sobre o teorema de Pitágoras, ou sobre as virtudes dos produtos da GM, ou ainda sobre quem votar nas próximas eleições.
Porque essa é a única alternativa?
Porque é a única outra coisa que você pode fazer além de tentar convencer alguém a mudar sua forma de pensar, é usar a violência.
Eu posso mudar, pelo menos suas ações se não sua mente, apontando um resolver de calibre 38 que levo em minha bolsa, dizendo: "ou você acredita na economia ou vou atirar em você". E você diz: "Sim, sim, eu acredito na economia. Sim, a economia é ótima". E isso é tudo o que você conseguirá.
A publicidade
A publicidade. Hoje em dia, a publicidade tem uma imagem negativa. Eles sempre usam a palavra manipulação, como mencionei antes. "Oh é terrivel. As pessoas estão tentando persuadir você!". Mas espere um segundo! Se a outra alternativa é a violência, como então você decidirá se a Coca-Cola é boa? Como então você decidirá qual carro comprar, exceto por meio das pessoas que tentam atrai-lo? Em uma sociedade de escolha livre, idéias livres, consumo livre, você possui a persuasão como única alternativa à violência.
Dessa forma, uma sociedade livre é uma "sociedade da publicidade". Uma sociedade livre é uma sociedade retórica. Uma sociedade livre é uma sociedade da conversa em ao invés da violência.