Calendário Maia


O tão discutido fim do mundo vem supostamente com a "previsão" do calendário maia neste dia 21. Particularmente eu acho ignorante essa visão mal interpretada da tradição maia. E acho completamente estranho que católicos, evangélicos e tantas outras tradições religiosas(não obrigatoriamente, obviu, mas conheci alguns) se encaixem num mito gerado pra midialização. Me parece que algumas pessoas preferem enxergar mesmo isso, acreditar num fim. Creio que existir uma razão para viver melhor cada segundo ou mesmo acreditar que uma penúria, ou mesmisse acabe, deve ser mais tentador que continuar exaurido no cotidiano, pelos mesmos motivos. Muitas vezes, nem mesmo acreditar, mas a reflexão promovida pelo tema é carregado de caminhos cheios de significados filosóficos e grande sabedoria.

Talvez a busca por um fim, ou pelo temeroso fim de morrer sem fazer aquilo que tanto adia... Tenha sido o motivo das sensacionalistas deturbações das tradições maias.

O nosso próprio calendário tem um começo e um fim, o que não o impede que recomece a contagem dos meses no ano seguinte. Eles acreditavam na ordem dos ciclos, e quando um acabava, outro recomeçava. Na própria tradição maia não foi encontrado indícios desse mito sobre o fim do mundo. Entenda que o calendário deles servia apenas para demarcação de seus ritos e tradições, e também para as cobranças de tributo da época. Há realmente um fim em seu calendário, mas nada foi encontrado sobre algum fim do mundo.

Com meu ceticismo a unica coisa que pude esperar dessa história do calendário maia, foi as piadinhas nas redes sociais, que por vista já estão enchendo o saco.

Autor: Fellype Alves de Abreu.

event sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
account_circle
Deixa teu comentário!